20 de março de 2014

Carro Novo – Uma Ilusão

Uma das decisões mais complicadas que um consumidor precisa tomar é em relação à compra de um veículo novo, pois as opções são muitas no nosso mercado, com preços e produtos cada vez mais parecidos e, ao mesmo tempo diferenciados. Infelizmente em nosso país, o preço dos carros novos está muito distante da realidade da grande maioria da população. O mesmo veículo é vendido em outros países pela metade do preço dos veículo aqui.

Mas porque que o carro no Brasil é tão caro?

Existe 3 componentes básicos para a formação de preços de um produto, seja ele um carro ou um eletrodoméstico: custo de produção, impostos e margem de lucro. Vamos destrinchar esses 3 componentes para entendermos o que ocorre em nosso mercado interno.

1) Custo de Produção
O custo de produção pode ser subdividido em outros itens:
- custos da matéria-prima, principalmente o aço, que  é o componente mais consumido na fabricação de um veículo;
- custos operacionais fixos, como energia elétrica, mão-de-obra, pesquisa e desenvolvimento e marketing;
- custos variáveis, como bônus aos funcionários, férias coletivas, etc.

2) Impostos
São as tarifas embutidas no valor dos produtos (ex: IPI, PIS, COFINS, ICMS, etc.). Esses impostos são fixos, podendo haver uma pequena redução das alíquotas em virtude de pacotes econômicos lançados pelo governo para incentivar o consumo.

3) Margem de lucro
É o quanto de dinheiro que irá sobrar (lucro) depois de deduzidas todas as despesas pagas na cadeia de produção e comercialização do veículo.

Agora que sabemos como é composto o preço final de um veículo, e que essa métrica é utilizada em todo o mundo, então vamos voltar à pergunta anterior: porque que o carro no Brasil é tão caro?

Simples: o Brasil é o país que possui as maiores alíquotas de impostos no mundo. Vamos aos números.

Em países desenvolvidos, a carga de impostos no preço final dos veículos fica entre 6 e 16%. No Brasil, pagamos 32% de impostos e, em alguns casos como os importados, a alíquota pode chegar a 38%, considerando os impostos de importação.

Mas então, o vilão é o imposto alto? Negativo. Também para ajudar a incrementar o valor final, temos a margem de lucro, que fica entre 3% a 5% nos países desenvolvidos. No Brasil, a margem de lucro está em 10%, ou seja, o dobro da praticada no mundo.

Em compensação, temos os custos de produção, que ficam entre 80% e 91% nos países desenvolvidos. No Brasil, os custos de produção estão em 58%, ou seja, quase a metade em relação ao resto do mundo.

O gráfico abaixo demonstra claramente os números apresentados:


Não à toa, as montadoras estão voltando os seus negócios para o Brasil, com abertura de fábricas e novos pontos de atendimento. No resto do mundo, as montadoras amargam prejuízos ano após ano, enquanto que no Brasil, os lucros são cada vez maiores. Atualmente, os lucros gerados no Brasil tem sido responsáveis por diversas empresas não irem à falência.

Infelizmente, a política tributária brasileira, somada à ganância por lucros altos, inviabiliza a aquisição de um veículo novo pela maioria da população. Ainda assim, as vendas de carros novos no Brasil batem recordes ano após ano. Isso demonstra que o brasileiro não se importa em consumir boa parte de suas economias para adquirir um carro zero km.

Essa mentalidade precisa ser revista no médio prazo, pois a facilidade de aquisição de crédito está elevando o nível de endividamento do brasileiro a patamares nunca antes vistos, o que pode gerar problemas econômicos em um curto prazo.

Para maiores informações, entre em contato pelo formulário da página ou envie um e-mail para fbbarbuto@gmail.com.

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