Direção Defensiva

O que é
É o conjunto de medidas e procedimentos utilizados para prevenir ou minimizar as conseqüências dos acidentes de trânsito.
Estudos comprovam que, em todo acidente, sempre ocorre uma falha humana relacionada a negligência, imprudência ou imperícia. Em função desses estudos o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN publicou a resolução 168 de 2004, exigindo que todo motorista passe pelo curso de Direção Defensiva, tanto para obter quanto para renovar sua habilitação.
O objetivo desta resolução é a de que o motorista passe a ser um elemento ativo na alteração ou eliminação dos fatores que possam vir a causar acidentes. Sendo assim, abaixo disponibilizo algumas dicas de como dirigir defensivamente, preservando a segurança dos outros condutores e sua própria segurança.

Distância de Segurança
Trafegue sempre a uma distância de segurança do veículo da frente. Uma maneira bem simples de saber se você está muito perto é: espere o veículo da frente passar por um ponto de referência (um poste, placa, etc.) e conte pausadamente 1001, 1002... caso o seu veículo passe pelo mesmo ponto de referência ANTES de você terminar de contar, diminua a velocidade, pois você está muito próximo do veículo à sua frente.

Velocidade de Segurança
Os condutores de veículos devem transitar obedecendo à velocidade indicada nas placas de sinalização não esquecendo de que esses limites estabelecidos são para as condições normais e não para as condições adversas (chuva, noite), que exigem do condutor  uma postura mais atenta e cuidadosa. Nesse caso a atenção deve aumentar e a velocidade diminuir.
Todos nós sabemos como identificar a velocidade máxima em qualquer lugar; para isso basta seguir a indicação das placas. Mas... você sabia que existe um limite para a velocidade mínima? E você sabe qual é esse limite? A velocidade mínima será sempre equivalente à METADE (50%) da velocidade máxima indicada no trecho. Então, se você estiver em uma rodovia que indica a velocidade máxima de 100 km/h, a velocidade mínima será de 50 km/h.
O motorista também pode ser multado por trafegar abaixo da velocidade mínima, pois está dificultando a fluidez do trânsito e consequentemente pondo em risco a segurança dos outros condutores.

Atenção ao dirigir
Algumas atitudes que passam despercebidas por nós no dia-a-dia são as principais causas de acidentes de trânsito devido à distraçào.
- Usar o celular enquanto dirige. Uma pesquisa americana revelou que 78% dos entrevistados falam ao telefone enquanto dirigem e 26% checam e-mails ao volante. Nos Estado Unidos, existem leis proibindo o uso de telefone celular, mas permitindo o uso de tecnologia hands-free, como no estado da Califórnia por exemplo, onde o motorista pode falar ao celular desde que as duas mãos permaneçam sobre o volante.
Pesquisa recente descobriu que as pessoas estão tão impossibilitadas de dirigir corretamente quando falam ao celular quanto quando estão dirigindo intoxicadas por bebida alcoólica no limite legal.
- Preocupar-se com coisas demais enquanto dirige. Quem não se lembra da história da mulher que está dirigindo, passando batom, fazendo uma chamada telefônica, passando a marcha e xingando o motorista ao lado porque ele está reclamando? Brincadeiras à parte, tentar fazer diversas tarefas ao mesmo tempo enquanto dirige é uma característica mais presente nas mulheres, mas os homens também acabam agindo da mesma forma. Concentração durante a condução do veículo é essencial para evitarmos um acidente, que nos trará muitas frustrações e aborrecimentos.
- Dirigir com sono e/ou sob efeito de álcool e entorpecentes – O Código de Trânsito Brasileiro – CTB, instituído pela Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 e alterado pela Lei 11.725/06, no seu artigo 165, estabelece que o motorista que “dirigir sob a influência de álcool, em nível superior a seis decigramas por litro de sangue, ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica” comete uma infração gravíssima, tem multa e suspensão do direito de dirigir como penalidade. Seu veículo é retido até a apresentação de condutor habilitado e seu documento é recolhido. Além disso, é considerado crime de trânsito o motorista que “conduzir veículo automotor, na via pública, sob a influência de álcool ou substância de efeitos análogos, expondo a dano potencial a incolumidade de outrem”, conforme dita o artigo 306 do CTB. Nesse caso, o condutor pode ter detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. Entende-se por drogas, inclusive, os remédios controlados e comercializados apenas através de receituários (tarja preta).
Da mesma forma, dirigir com sono é tão preigoso quanto guiar embriagado. Em geral, os acidentes envolvendo motoristas que dormem ao volante são graves, porque o condutor perde a reação para desviar da batida ou corrigir a direção do seu veículo.
Os especialistas alertam os motoristas para vários sinais de alerta para quem está dirigindo com sono:
- Dificuldade de manter o foco da visão, com piscar freqüente.
- O motorista não se lembra dos últimos quilômetros que percorreu.
- A cabeça começa a pender para a frente.
- O condutor boceja e esfrega os olhos repetidamente.
- O carro sai da faixa de direção, invade o acostamento ou a pista contrária.
Se o motorista perceber estes sinais, ele deve parar o carro em um local seguro e descansar por cerca de 30 minutos. Em seguida, deve-se tomar uma ou duas xicarás de café e aguardar mais 30 minutos para que a cafeína possa fazer efeito no sangue.
Dirigir com prudência é uma obrigação de todos, pois agindo dessa forma, prevenir acidentes torna-se uma rotina no nosso trânsito cada vez mais congestionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário