Como Estacionar Com Eficiência

Muitas pessoas evitam dirigir simplesmente porque tem pavor de executar uma manobra essencial para quem é motorista: estacionar o veículo – a famosa baliza. A baliza é tão cruel com alguns motoristas que, quando há necessidade de efetuar essa manobra, alguns começam a suar frio ou até travam de tal forma que outra pessoa precisa estacionar o carro.
A baliza é uma manobra que pode ter diversos graus de dificuldade, que levam em conta uma série de critérios:
  • vaga perpendicular, 45º ou paralela ao meio-fio;
  • tamanho do carro a estacionar;
  • tamanho da vaga disponível;
  • como os outros veículos estão estacionados.
Independente desses critérios, o procedimento para estacionar o carro é o mesmo sempre. Sendo assim, vou listar aqui o passo-a-passo dessa manobra:
1)    evite tentar estacionar o carro de frente, pois a quantidade de manobras sempre será maior do que estacionar de ré. O eixo traseiro é um ponto fixo e o eixo dianteiro é o responsável pela manobra. Sendo assim, manobrar o carro de ré exige menos voltas do volante para percorrer um mesmo raio. Apenas se não houver nenhum carro próximo, utilize essa manobra.
2)    Para vagas paralelas ao meio-fio, é necessário sempre passar com o carro completamente pela vaga e um pouco do veículo estacionado à frente, pois desta forma, o ângulo de visão será aumentado e a manobra será mais rápida.
3)    Quando começar a efetuar a ré, vire o volante de forma que a traseira do carro começe a entrar na vaga. Nao é necessário virar todo o volante; apenas a quantidade necessária para entra com o carro na vaga.
4)    Quando conseguir enxergar o farol direito do veículo de trás com o espelho retrovisor esquerdo e quando o seu farol dianteiro estiver paralelo à lanterna traseira do veículo da frente, esta é a hora de começar a virar o volante de forma a acertar o veículo dentro da vaga.
A mesma condição serve para as vagas perpendiculares – as famosas vagas de shopping. E essa manobra é ainda mais fácil com as dicas acima.
Muito complicado? Então vou ilustrar o passo-a-passo para que fique mais simples o entendimento.

1)    Alinhe o carro com o carro da frente, passando um pouco o seu retrovisor pelo do outro carro.

2)    Inicie a ré e vire o volante para o lado de dentro da vaga. Posicione o veículo com o retrovisor alinhado à lanterna traseira de forma que você possa ver o farol dianteiro direito com seu retrovisor esquerdo.


3)    Comece a virar o volante para o lado externo da vaga e continue o movimento para trás devagar até chegar próximo ao carro de trás. Depois é só finalizar a manobra acertando o veículo na vaga.


Pronto! O carro está posicionado de forma correta na vaga sem maiores esforços.
Esse procedimento é igual para vagas perpendiculares, mudando apenas a posição dos veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário