O motor a combustão interna é uma
máquina que transforma a energia térmica em energia mecânica. A energia térmica
é gerada pela queima do combustível no interior da câmara de combustão. Essa
queima provoca uma expansão dos gases resultantes da queima no interior do
cilindro, empurrando o pistão para baixo, gerando a energia mecânica, que
movimenta o veículo.
O funcionamento dos motores é
similar, em ciclos de 4 tempos, ou seja, com 4 fases distintas, a saber:
1- ADMISSÃO – entrada da mistura ar/combustível no interior do cilindro;
2- COMPRESSÃO – a mistura ar/combustível é comprimida, o que aumenta exponencialmente sua temperatura;
3- IGNIÇÃO – a mistura ar/combustível comprimida é inflamada; esta se expande, empurrando o pistão para baixo, gerando o movimento rotatório do sistema;
4- EXAUSTÃO – os gases provenientes da queima da mistura ar/combustível são empurrados para o exterior, limpando o cilindro e preparando o sistema para um novo ciclo.
1- ADMISSÃO – entrada da mistura ar/combustível no interior do cilindro;
2- COMPRESSÃO – a mistura ar/combustível é comprimida, o que aumenta exponencialmente sua temperatura;
3- IGNIÇÃO – a mistura ar/combustível comprimida é inflamada; esta se expande, empurrando o pistão para baixo, gerando o movimento rotatório do sistema;
4- EXAUSTÃO – os gases provenientes da queima da mistura ar/combustível são empurrados para o exterior, limpando o cilindro e preparando o sistema para um novo ciclo.
O que diferencia nos motores
existentes é o processo de IGNIÇÃO, onde temos 2 processos distintos:
OTTO
– a ignição acontece por meio de uma centelha, gerada por uma vela de ignição;
DIESEL
- a ignição acontece espontaneamente devido a alta compressão gerada no
cilindro.
Atualmente, grande parte dos motores
dos veículos de passeio nacionais funciona no ciclo OTTO, batizado assim em
homenagem ao engenheiro alemão Nikolaus Otto. Os veículos de carga, ônibus e
utilitários utilizam o ciclo DIESEL, batizado assim em homenagem ao engenheiro
alemão Rudolf Diesel.
Podemos ver abaixo nessa ilustração
como os sistemas funcionam: a 1ª animação representa o ciclo Otto e a 2ª o ciclo Diesel.
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Caso queira maiores informações a
respeito dos diferentes ciclos existentes, clique nos links acima apresentados
e navegue no Wikipedia.
Até a próxima.
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