Câmbio Automático - O Que Saber

Com o avanço dos investimentos da indústria automobilística, a utilização de tecnologias que tragam mais conforto ao motorista e aos ocupantes de um veículo torna-se cada vez mais acessível. Um dos componentes que mais se desenvolveu nas últimas décadas foi o câmbio, responsável pela transformação do torque do motor em movimento do veículo.
O câmbio automático, ao contrário do que muitos pensam, é uma tecnologia utilizada em ampla escala em países como os Estados Unidos desde os primórdios da indústria automobilística. O primeiro câmbio automático foi instalado em 1938, em um Oldsmoblie, divisão da General Motors (GM) americana.
Curiosidade: em alguns sites de pesquisa (ex: Wikipedia), consta que o câmbio automático foi inventado por dois engenheiros brasileiros, José Braz Araripe e Fernando Lemos em 1932, que venderam os direitos de utilização à GM.
Normalmente, o câmbio automático apresenta a seguinte configuração:
P – Park: para estacionar, recomendado para dar a partida e desligar o motor do automóvel. Bloqueia as rodas de tração.
R – Reverse: marcha-a-ré.
N – Neutral: ponto morto. Posição que pode ser usada ao dar a partida e desligar. Não bloqueia as rodas de tração.
D – Drive: para movimentar o veículo para frente, usado na maior parte do tempo de direção.
M – Manual: para que se possa trocar as marchas manualmente. Essa troca manual pode ser na própria alavanca de câmbio ou em borboletas/teclas no volante, normalmente com os símbolos “+” para subir as marchas e “-” para reduzir as marchas. Disponível em alguns modelos.
4-3-2-1: Posições que permitem o bloqueio das marchas em 4ª, 3ª, 2ª e 1ª. O bloqueio é usado em situações extremas quando o veículo troca várias vezes de uma marcha para outra.
Alguns modelos de câmbio automático possuem uma tecla que desliga o overdrive (O/D OFF). O overdrive é a última marcha do veículo, com uma relação de transmissão alta, o que faz com que a rotação do motor fique bem abaixo da rotação de torque máximo. Essa condição é utilizada em velocidades de cruzeiro, reduzindo assim o consumo de combustível.

Modelos de alavancas de câmbio automático podem variar de acordo com modelo/fabricante.

Como utilizar o câmbio automático
Muitas pessoas que estão habituadas a utilizar veículos com câmbio manual ficam receosas em comprar automóveis com câmbio automático, por acreditar que não irão saber dirigir com esse tipo de transmissão. É claro que, no início, a adaptação é um pouco complicada, pois o cerébro instintivamente comanda a ação de “pisar no pedal de embraegem” e, não raro, o pedal de freio é acionado e o carro para instantaneamente, causando um susto nas pessoas e nos veículos ao redor, podendo causar um acidente. Entretanto, esse período de adaptação é muito menor do que se possa supor, pois nos primeiros kilometros já se sente as vantagens desse tipo de câmbio.
Porém, mesmo os motoristas mais habituados a dirigir carros automáticos desconhecem alguns cuidados e procedimentos fundamentais à condução de veículos com essa configuração. Vou listar algumas perguntas e respostas levando em conta condições recorrentes que passam despercebidas por nós e que poderiam ser evitadas, melhorando a condição geral do automóvel, aumentando a segurança e a economia.

Posso posicionar a alavanca em PARK para estacionar e não utilizar o freio de mão?
R: NÃO. A posição P (Park), usada nas situações de estacionamento, NÃO EXCLUI a necessidade de se acionar o freio de mão, diferentemente do que muitos imaginam. Realmente o veículo fica imobilizado nessa posição mesmo sem o freio de mão, porém, o carro fica travado pelo câmbio, o que pode reduzir sua vida útil. Toda vez que se coloca a alavanca em P sem o freio de mão, o veículo se movimenta levemente até travar as rodas. Depois, quando se deseja movimentar o carro novamente, em 100% dos casos ocorre um leve “tranco” no câmbio. Esse tranco é extremamente prejudicial aos componentes do câmbio e, conforme o tempo e a frequencia dessa condição, ocorre a redução considerável da vida útil deste componente. Sendo assim, ao estacionar um veículo, siga a seguinte sequência:
1- com o veículo parado e o pé no freio, posicione a alavanca em "N";
2- ainda com o pé no freio, puxe o freio de mão;
3- tire o pé do freio e deixe o carro fazer o movimento de andar até que o freio de mão trave;
4- após o freio de mão travar totalmente o carro, posicione a alavanca em "P".

Para que serve a tecla “O/D OFF” e como e quando devo utilizá-la?
R: A tecla “O/D OFF” serve para desligar o overdrive (sobremarcha em português). Quem tem costume de dirigir automáticos em situações de subida de serra, sabe que é bastante incômodo notar que o câmbio fica alternando entre uma marcha mais alta e uma mais baixa constantemente, buscando a melhor relação potência/torque. Ao se acinoar o botão O/D, a última marcha ficará bloqueada e, assim, manterá o motor em rotação média/alta, evitando as trocas constantes. Da mesma forma as posições, 4-3-2-1 são uteis para essa condição, dependendo da severidade da subida.
A condição de descida de serra ou de ladeiras é exatamente igual à de subida, porém a intenção nesse caso é utilizar o freio motor para auxiliar no controle da velocidade do veículo. Os câmbios automáticos normalmente tendem a reduzir o atrito do acoplamento câmbio/motor nessas condições, o que dá a impressão que o veículo está descendo uma ladeira “na banguela”. Essa situação é arriscada, pois a necessidade de se utilizar o freio do carro é maior, o que pode ocasionar a fadiga do sistema e a perda de eficiência em utilizações extremas. Nesse caso, o ideal é desligar o overdrive e, em situações de descidas íngrimes, posicionar a alavanca em 4-3-2-1. Assim, o freio motor irá atuar, auxiliando na descida, poupando os freios do veículo.

Em caso de pane elétrica, posso fazer o carro “pegar no tranco”?
R: NÃO. EM HIPÓTESE ALGUMA deve se utilizar a técnica de “pegar no tranco” em veículos automáticos. Em caso de falta de energia por causa da bateria descarregada, o certo é trocar a mesma por uma nova e tentar ligar o carro. Porém, em situações emergenciais, é permitida também a utilização de “chupeta”, onde através de cabos especiais, liga-se a bateria descarregada a uma bateria carregada. Tal procedimento deve ser executado com cautela, para não inverter a polaridade dos cabos e causar um curto-circuito em ambos os veículos.

Posso posicionar a alavanca em “N” ao parar em um semáforo?
R: SIM. A posição “N” serve para essas situações de parada temporária. Funciona da mesma forma de um câmbio manual, pois desaclopa o sistema, aliviando a força no motor. Quando parado e a alavanca em “D”, veículos automáticos necessitam de acionamento do freio para que o mesmo não comece a andar. Deixando em “N”, poupa-se freio e combustível. Alguns veículos mantem-se parados nessa condição, mesmo sem acionar o freio.

Posso colocar a alavanca em “R” com o carro ainda em movimento para a frente?
R: NÃO. A posição “R” deve ser acionada sempre com o carro totalmente parado. Isso porque, ao acionar essa posição, ocorre uma reversão no sentido de rotação das engrenagens do câmbio. Forçar essa reversão sem o sistema completamente parado pode ocasionar a quebra dos dentes das engrenagens do câmbio e um prejuízo elevado para efetuar o reparo. Essa regra vale também para os carros com câmbio manual.

É necessário trocar o óleo do câmbio juntamente com o óleo do motor?
R: NÃO. Os câmbios automáticos são projetados para que não haja a necessidade de substituição do fluido hidráulico durante a vida útil do carro. Algumas pessoas aconselham a substituição do fluido hidráulico por precaução quando a kilometragem estiver alta, porém não é mandatório. Entretanto, é necessário verificar o nível de óleo e o aspecto do mesmo, pois uma mudança na coloração e/ou nível poderá indicar algum defeito no sistema, que deve ser reparado o quanto antes.

Fazendo uso desses cuidados, o prazer em dirigir um veículo automático será constante, visto que o conforto aumenta consideravelmente e o stress diminui, principalmente em situações de trânsito pesado, como temos cada vez mais contante em nosso cotidiano.
Caso tenha mais alguma dúvida, mande-me mensagem pelo formulário do site ou para fbbarbuto@gmail.com.

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