1 de julho de 2014

Aquaplanagem - Um Risco Silencioso

Todo motorista já se deparou com a situação de dirigir na chuva ou com pista molhada por outros motivos, onde a atenção deve ser redobrada e também deve-se evitar movimentos bruscos. Porém, mesmo com todos esses cuidados, há um fenômeno silencioso e repentino que pode ocorrer e que traz um grande risco de acidente: a aquaplanagem.
Mas o que é a aquaplanagem?
Aquaplanagem ou hidroplanagem é a perda de contato dos pneus com a pista, em função da formação de uma fina camada de água ou de outro fluido (ex: lama, óleo) no pavimento. A perda de contato dos pneus com o piso ocorre devido à impossibilidade de fazer a drenagem pelos sulcos da banda de rodagem.
O fenômeno é mais comum em rodovias planas e bem pavimentadas, quando o veículo se desloca em alta velocidade. Ocorre quando o veículo entra bruscamente, devido à velocidade, em uma área que está com maior concentração de água.
Quando ocorre a aquaplanagem, o controle do veículo fica comprometido, pois mesmo que o motorista vire o volante, as rodas estarão sem contato com o solo, podendo ocorrer de o veículo continuar seguindo o trajeto original, mas também há a possibilidade de o mesmo ser arremessado para fora da estrada.
Abaixo, podemos ver o fenômeno da aquaplanagem.
Perda de contato do pneu em relação ao piso
A aquaplanagem ocorre devido a um conjunto de fatores que estão listados a seguir:
- a largura dos pneus é diretamente proporcional à probabilidade de aquaplanagem, ou seja, quanto mais largo, maiores as chances de ocorrer o fenômeno;
- a profundidade dos sulcos é inversamente proporcional à probabilidade de aquaplanagem, ou seja, quanto menor a profundidade dos sulcos, maiores as chances de ocorrer o fenômeno;
- a pressão dos pneus é inversamente proporcional à probabilidade de aquaplanagem, ou seja, quanto menor a pressão dos pneus, maiores as chances de ocorrer o fenômeno;
- a geometria dos pneus: pneus com geometria assimétrica favorecem a evacuação da água e limitam assim os riscos de aquaplanagem;
- a velocidade do veículo é diretamente proporcional à probabilidade de aquaplanagem, ou seja, quanto mais rápido estiver o veículo, maiores as chances de ocorrer o fenômeno.
Abaixo, temos uma fotografia da correta função dos sulcos da banda de rodagem em condições de piso molhado, onde verifica-se que o pneu escoa toda a água acumulada no piso através dos sulcos, mantendo o ponto de contato com o piso praticamente seco.
Drenagem da água pelos sulcos da banda de rodagem,
indicando o perfeito funcionamento do pneu
Com todas essas informações, podemos destacar algumas dicas para minimizar ou até mesmo evitar a ocorrência dessa condição, que é uma das causas mais comuns de acidentes em rodovias.
- Verifique a pressão e a profundidade dos sulcos dos pneus sempre que for pegar a estrada. Proceda com a substituição dos pneus caso os mesmos estejam com a profundidade dos sulcos menor do que 1,6mm (veja aqui o post sobre pneus);
- Assim que começar a chover, reduza a uma velocidade de segurança, mas que também não seja muito inferior à velocidade dos outros veículos, evitando assim colisões traseiras;
- Caso a entrada do veículo em uma área alagada seja inevitável, tire o pé do acelerador, segure o volante com firmeza para manter a trajetória e acione o freio moderadamente.
Nota: acione o freio moderadamente, mesmo que o seu veículo possua ABS, pois esse sistema perde a eficiência quando há perda de contato dos pneus com o solo, ocorrendo pequenos travamentos ao longo da frenagem.
- Por último, mantenha a calma nessas condições. 
Com todos esses cuidados, a probabilidade de ocorrer algum problema maior em uma situação de aquaplanagem pode ser reduzida.
Caso queira alguma outra informação ou tenha sugestões a fazer, mande sua mensagem através da nossa página ou envie um e-mail para fbbarbuto@gmail.com.
Até a próxima.

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