1 de julho de 2014

Dicas para contratar o seu Seguro Automotivo



Vimos na matéria anterior as diferenças básicas entre a seguradora e a cooperativa, no que diz respeito às coberturas de um seguro para o seu automóvel. Vimos também que, independente da modalidade de seguro que se escolhe, alguns cuidados precisam ser tomados para não correr o risco de ter a sua indenização negada.

Desta forma, vamos listar aqui algumas dicas para que você possa escolher o seguro que melhor se adequa às suas necessidades.

Faça cotações em diversas seguradoras
A apólice de seguro é personalizada, ou seja, cada seguro é único, pois se baseia em detalhes sobre o condutor principal, como CEP de residência, sexo, idade, estado civil, quilometragem diária rodada, entre outros. Desta forma, não adianta muito comparar o seu seguro com o seguro de um amigo ou vizinho. Porém, apesar de as informações iniciais solicitadas pelas companhias ser a mesma, ocorre uma variação muito grande entre valores do prêmio a ser pago. Então, cote com o maior número possível de seguradoras para se ter um valor médio e busque comparar sempre as mesmas coberturas.

Verifique a acessibilidade de sua corretora e de sua seguradora
O maior índice de reclamações diz respeito à total falta de colaboração por parte das seguradoras em resolver o seu problema. Por isso, é fundamental saber se você poderá contar tanto com sua corretora de seguros quanto com sua seguradora nesses momentos. Procure informações sobre a seguradora em sites especializados (ex: ReclameAqui) e verifique o índice de satisfação dos clientes.

Seja sincero ao preencher seus dados no formulário
Parece óbvia essa dica, porém muitas seguradoras se recusam a pagar a indenização porque o segurado omitiu ou informou erroneamente um dado. Por exemplo, o carro pernoita na rua e na apólice está informado que o veículo fica em garagem fechada. 
São justamente essas informações que alteram o preço final do seguro.

Não tente omitir uma informação apenas para diminuir o valor do seguro, pois isso pode custar a recusa no pagamento da indenização.

Fique atento ao valor da franquia
O valor do prêmio varia em função do valor da franquia escolhida. As modalidades de franquia reduzida encarecem o seguro em relação à franquia normal, por exemplo.

Lembre-se que a franquia é responsabilidade do segurado, que irá arcar com todas as despesas que custem menos que o valor contratado da franquia.

Desta forma, é fundamental analisar os perfis de risco dos condutores, e sua capacidade de pagar pelos prejuízos, em caso de sinistros.

Contrate o que for relevante
As coberturas e serviços do seguro atendem às suas necessidades?
Por exemplo, contratar um serviço de reboque para distâncias maiores do que 300 km para um veículo que só é usado dentro do perímetro urbano pode parecer desnecessário. Porém, se o valor a ser pago a mais for pequeno, pode compensar a contratação.

Assim como é desnecessário contratar um veículo reserva para quem não utiliza o veículo diariamente ou tem outras opções de transporte.

Consulte o seu corretor e veja se esses serviços adicionais são realmente necessários.

Contrate somente aquilo que poderá pagar
Tenha certeza de que conseguirá pagar seu seguro. No caso de inadimplência, a seguradora pode cancelar sua cobertura e/ou se recusar a pagar sua indenização. Por isso, faça uma análise das coberturas e serviços que necessita e quanto poderá pagar.

Contrate cobertura de danos a terceiros SEMPRE
A maioria dos planos básicos de seguro cobre esses danos a terceiros, caso o motorista se envolva em um acidente. O que varia é o montante de indenização coberto pela apólice. Quanto maior o valor da indenização, maior será o prêmio. Porém, contrate um valor de indenização de, no mínimo, R$ 80.000,00. Ninguém está livre de colidir com uma BMW ou uma Land Rover...

Dê preferência a um corretor Pessoa Jurídica
Normalmente, o corretor Pessoa Jurídica (empresa) possui condições mais favoráveis para atendê-lo, como tarifas melhores, além de estar devidamente registrado nos órgãos de fiscalização do governo (SUSEP).

E por último, mas não menos importante, LEIA O CONTRATO NA ÍNTEGRA. Verifique se a cobertura previamente acordada está bem clara na descrição da apólice.

Um exemplo comum em grandes cidades como o Rio e São Paulo é a ocorrência de desastres naturais, como uma enchente ou queda de árvores. Normalmente, as apólices cobrem essas condições, porém há de se tomar cuidado, pois se houver a comprovação de que o veículo foi danificado por uma enchente porque o condutor insistiu em transpor uma rua alagada, a seguradora pode alegar mau uso e negar a indenização. Desta forma, é necessário ler todo o contrato em busca das EXCLUSÕES.

 Não tente trafegar com o veículo se a rua estiver alagada. A indenização em caso de
dano poderá ser negada pela seguradora sob a alegação de mau uso do veículo.



Danos naturais, como por exemplo a queda de uma árvore, normalmente são cobertos
pela seguradora, a não ser que esta condição esteja claramente excluída na apólice.



Não deixe de ter todos esses cuidados antes de contratar um seguro. Rode tranquilo, com a certeza de que, em caso de necessidade, a sua seguradora irá fazer o possível para minimizar o seu prejuízo.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário