Suspensão

A suspensão é o componente responsável pelo equilíbrio do veículo quando em movimento. Também é responsável por absorver as imperfeições da pista de rolamento, minimizando assim a transmissão das imperfeições do solo para os ocupantes do carro. 

A suspensão é composta por amortecedores, molas, barras estabilizadoras, bandejas e batentes de borracha.

Existem diversos tipos de suspensão oferecidas pelas montadoras, mas as mais utilizadas são:

- MacPherson – Amplamente utilizada na indústria automobilística, esse modelo de suspensão é instalada no eixo dianteiro. O seu funcionamento é independente em cada roda, o que melhora a estabilidade e o conforto do carro.

- Feixe de Molas – Utilizado principalmente nos utilitários e veículos de grande porte, é composta por um eixo rígido, amortecedores e molas em formato elíptico. O seu funcionamento é mais simples, porém garante uma robustez do sistema, por isso é utilizada comumente no eixo traseiro.

- Barra de Torção – Utilizado amplamente nos veículos de passeio, é um sistema semi-independente. É um sistema mais simples que o sistema independete, com manutenção mais barata, porém não entrega a mesma eficiência de absorção e estabilidade que o sistema independente.

Para informações mais detalhadas sobre os tipos de suspensão que os carros utilizam atualmente, acessem os links disponíveis acima clicando em cada tipo de suspensão ou acesse o Wikipedia ou faça uma busca no Google.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário