Câmbio

O câmbio é o componente responsável pela transformação da rotação do motor em movimento retilíneo do veículo. Em termos técnicos, a velocidade angular gerada pelo motor é transformada em velocidade linear, que movimenta o automóvel para frente ou para trás.

O câmbio ou caixa de transmissão, possui diversas engrenagens internas que multiplicam o torque do motor para movimentar o carro. A essas engrenagens, chamamos de RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO.

Existe 4 tipos básicos de câmbio no mercado:

- Manual – As trocas de marcha são realizadas pelo condutor;

- Automático – As trocas de marcha são gerenciadas por uma central eletrônica, sem interferência direta do condutor;

- Automatizado – As trocas de marcha são gerenciadas por uma central eletrônica, sem interferência direta do condutor.

- CVT – Sistema de relações infinitas de transmissão, onde duas polias variam de diâmetro e são movidas por uma correia

Note que o funcionamento dos câmbios automático e automatizado são muito similares. O que diferencia esses dois tipos é o mecanismo de transmissão do torque do motor. Nos câmbios automáticos, o torque é transmitido por meio de um fluido e por um componente denominado CONVERSOR DE TORQUE. Nos câmbios automatizados, o torque é transmitido por meio de um disco de superfície rugosa denominado DISCO DE EMBREAGEM.

Os câmbios atuais mais comuns possuem 5 marchas à frente e 1 marcha à ré. Alguns modelos de veículos já estão contando com 6 marchas à frente e em alguns casos, até 8 marchas ou mais. Quanto maior o número de marchas, maior é a relação de transmissão, o que se traduz em maior economia de combustível, com melhor aproveitamento da potência do motor.

Quanto maior a rotação do motor em relação à rotação do eixo de transmissão, mais força estará disponível para retirar o carro da inércia. Da mesma forma, quanto menor a rotação do motor em relação à rotação do eixo de transmissão, menos força estará disponível para retirar o carro da inércia. Cada marcha possui sua própria proporção de rotação motor/eixo, na qual se expressa em um número adimensional do tipo “x:1” ou simplesmente “x,yyyy”.

Vamos tomar como exemplo a caixa de marchas de um veículo qualquer, onde a relação de marchas está representada da seguinte forma:

1ª – 3,595 ou 3,595:1
2ª – 2,186 ou 2,186:1
3ª – 1,405 ou 1,405:1
4ª – 1,000 ou 1,000:1
5ª – 0,831 ou 0,831:1
Ré – 3,167 ou 3,167:1

Sendo assim, podemos concluir que, na 1ª marcha, temos uma relação que, para cada 3,595 voltas do motor, daremos 1 volta no eixo do câmbio e assim sucessivamente com as outras marchas.

Desta forma, as marchas com maiores relações (1ª e 2ª) são as marchas usadas para transmitir força ao sistema, normalmente para utilização em ladeiras ou arrancadas. Analogamente, as marchas com menores relações (4ª e 5ª) são usadas para economia de combustível, normalmente utilizadas em velocidades de cruzeiro.

Caso tenha interesse em informações mais detalhadas a respeito de cada tipo de câmbio, acesse os links nos tipos de câmbio acima ou acesse diretamente o Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário