5 de fevereiro de 2014

Ar Condicionado

A cada ano que passa, a temperatura média está ficando cada vez mais alta no Brasil e isso é percebido no dia-a-dia, quando você sente dificuldade de sair da sua sala climatizada até para ir ao banheiro.
Para quem precisa utilizar o automóvel todos os dias para se deslocar para o trabalho ou até mesmo para executar tarefas cotidianas – como ir ao supermercado ou buscar as crianças na escola – fica evidente o quão importante é ter um veículo equipado com ar condicionado.
Em uma cidade quente como o Rio de Janeiro, é muito difícil encontrar carros sem ar condicionado. Atualmente, praticamente todos os modelos de veículos possuem ar condicionado – de fábrica ou instalado paralelamente. Inclusive, para efeitos de revenda, um carro equipado com ar é mais valioso e vende bem mais rápido do que o seu similar sem ar.
O sistema de ar condicionado funciona basicamente com compressão e expansão de um gás refrigerante dentro do circuito, recebendo e retirando calor do ambiente. Segue abaixo um esquema padrão de ar condicionado automotivo.
Esquema típico de um ar condicionado automotivo
Entretanto, como todo equipamento, o ar condicionado necessita de alguns cuidados básicos, que evitam que o mesmo pare de funcionar naquele momento onde mais você precisa dele. São dicas simples que garantem o bom funcionamento do sistema e que você mesmo pode fazer. É bom lembrar que a manutenção periódica deve ser feita por empresa especializada, pois demanda mão-de-obra específica para executar o serviço. Então vamos às dicas:
·         Sempre ligue o ar em sua potência máxima e deixe-o nessa condição por alguns minutos. A velocidade máxima do ar passando pela serpentina auxilia na redução do calor gerado e diminui o tempo para que a cabine fique climatizada. Após o atingimento da temperatura de conforto, diminua a velocidade do ventilador e/ou a temperatura do ar.
·         Se o veículo estiver sob o Sol durante um período prolongado de tempo, a climatização da cabine irá demorar mais. Desta forma, é importante abrir todos os vidros do carro e abrir a recirculação de ar, para que o ar interno saia da cabine o mais rápido possível.
·         Evite ligar ou desligar o veículo com o ar ligado. O ideal é desligar primeiro o ar para depois desligar o carro. Da mesma forma, ligar primeiro o carro e só depois ligar o ar.
·         Evite ligar o ar com o veículo em movimento. Na maioria dos veículos, o compressor do ar é movido pelo motor, acompanhando sua rotação. Com o carro em movimento, a rotação do motor estará alta e, ao ligar o ar nessa condição, a sobrecarga no compressor será maior. O retentor do compressor irá se desgastar mais rapidamente, ocasionando a perda do gás que faz o equipamento funcionar.
·         Ligue o ar condicionado pelo menos 1 vez por semana, mesmo que a temperatura local esteja baixa. Ligar o ar periodicamente reduz as chances de ressecamento dos componentes de borracha do sistema (mangueiras, retentores, etc.)
·         Faça as manutenções preventivas pelo menos 1 vez por ano. Troque o filtro de ar que impede a entrada de partículas na cabine e que prejudicam a saúde. Troque também o filtro de óleo do circuito e verifique por vazamentos.
Caso note alguma mudança no funcionamento do sistema, como por exemplo a perda de eficiência na climatização, leve imediatamente o veículo a uma empresa especializada. Não tente fazer por conta própria pois, além de ser arriscado, é provável que o problema possa vir a se agravar.

Essas são dicas básicas para a correta operação e manutenção do sistema. Caso queira se aprofundar mais no assunto, entre em contato comigo através do formulário da página ou envie um e-mail para fbbarbuto@gmail.com.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário