Manter um veículo em dia com
suas manutenções periódicas é uma necessidade básica, com intuito de garantir a
disponibilidade e a confiabilidade do carro e evitar situações indesejáveis,
como um defeito no meio de uma viagem. Por isso, fazer as revisões em mecânicos
de confiança e especializados é garantia de que tudo será feito de acordo com a
real condição do veículo, certo? Errado, pois nem sempre essas condições
garantem a execução dos serviços necessários.
Todo mundo que possui carro e
que cuida do seu bem de acordo com o estipulado no manual de manutenção já
vivenciou uma situação em que o consultor ou mecânico oferece um serviço que
não consta no manual, a famosa EMPURROTERAPIA. Como o próprio nome diz, é uma
prática cada vez mais comum em oferecer serviços desnecessários ou até
inexistentes para aumentar o orçamento da manutenção e arrancar mais dinheiro
do cliente.
As vítimas preferidas desses
profissionais são as mulheres e os idosos, pois pressupõe-se que ambos não
possuem conhecimentos de mecânica para argumentar da necessidade de um serviço.
Desta forma, muitas pessoas acabam sendo vítimas da desonestidade alheia e
arcam com prejuízos provenientes dessa prática. Vamos listar alguns serviços
que são oferecidos para conseguir que o cliente pague mais, sem trazer
nenhum benefício ao veículo e também algumas dicas para fugir dessas armadilhas.
1) Limpeza de bicos e TBI
Sem a menor dúvida, esse é o
campeão de recomendação em uma oficina, seja ela particular ou concessionária.
É impressionante como todo carro, independente da quilometragem, precisa fazer
limpeza desses componentes, segundo a informação dos consultores. As
justificativas são sempre as mesmas: má qualidade do combustível.
De fato, o combustível que nós
utilizamos no Brasil é de péssima qualidade, chegando ao ponto de alguns
veículos importados simplesmente não terem como rodar por aqui com a gasolina
nacional, devido à quantidade de falhas que ocorrem. Mas a limpeza desses componentes pode ser necessário se o veículo é
abastecido em postos de baixa confiança e mesmo assim, em casos em que o
veículo já está com quilometragem acima de 60.000 km. Muito raramente, haverá a
necessidade de limpar o sistema de injeção em veículos de baixa quilometragem.
DICA: Se o carro não está
apresentando nenhuma falha de funcionamento, não execute o serviço. Apenas se a
quilometragem for elevada, pode-se pensar em executar o serviço
preventivamente.
2) Substituição de
componentes da suspensão
Ao abrir o jornal, nos
deparamos com promoções de troca de amortecedores a preços baixos. Incentivado
com os valores, o cliente leva o carro a uma loja especializada em suspensão e,
ao solicitar a troca dos amortecedores, o consultor informa que precisa trocar
outras peças que são muito mais caras que o amortecedor. Assim, o orçamento
chega a ficar de 3 a 4 vezes maior do que só a troca dos amortecedores. Nem
sempre as peças necessitam de troca imediata, podendo rodar mais algum tempo,
mas ao menor indício de folga, o consultor condena a peça como se ela estivesse
totalmente desgastada.
DICA: Antes de levar o carro
em uma dessas lojas com preços promocionais, faça um orçamento em uma loja de
confiança ou em uma rede de grande porte. Anote todas as peças que o mecânico apontar como necessárias de
substituição e, após tudo anotado, vá até a loja e exija como direito do
consumidor a substituição somente dos componentes apontados. Lembre-se: a loja
não pode se negar a fornecer as peças; caso isso aconteça, denuncie ao PROCON.
3) Alinhamento e
Balanceamento
Esse é outro serviço que também
é oferecido o tempo todo pelas lojas. Nesse caso, a empurroteria consiste em
oferecer os serviços de cambagem e caster, o que nem sempre é necessário.
DICA: Dê preferência a
executar o serviço de alinhamento em oficinas que possuam os equipamentos
eletrônicos. Esses equipamentos possuem as especificações de fábrica de cada
veículo, o que facilita o acerto por parte do profissional. A cambagem só é
necessária se for verificado que há um desgaste irregular do pneu na parte
interna ou externa.
4) Limpeza do sistema de ar
condicionado
É importante fazer a limpeza
periódica do sistema de ar condicionado, pois o acúmulo de fungos e
particulados emitidos na atmosfera pode acarretar em doenças respiratórias às
pessoas que andam no carro. Entratanto, mais importante do que a limpeza do
sistema é a troca frequente do filtro de ar. O mais imprressionante é que tem
carros que saem de fábrica com ar condicionado sem o filtro, ou seja, o
comprador precisa comprar o filtro como se fosse acessório.
DICA: Solicite a troca do
filtro de ar condicionado no mínimo 1 vez por ano, que é o recomendado pelo fabricante.
Caso o veículo transite constantemente por estradas de terra ou cidades muito
poluídas, o ideal é efetuar a substituição a cada 6 meses. O mesmo vale para a
limpeza do sistema completo, porém com uma periodicidade maior: a cada 2 anos
em situações normais ou anualmente em condições extremas.
5) Troca de Óleo do Motor e
Câmbio
Todo veículo possui uma
especificação para a substituição do óleo do motor e câmbio. O óleo do motor
normalmente é substituído a cada 10 mil km, juntamente com o filtro. Já o óleo
do câmbio possui uma periodicidade diferente e muito maior, determinada pelo
fabricante.
DICA: Solicite a verificação
dos sistemas de acordo com o estipulado pelo fabricante. Não há evidências de vantagens
em se trocar o óleo do motor em uma periodicidade menor do que a informada pelo
fabricante, portanto evite esse procedimento. No caso do óleo do câmbio, apenas
se houver vazamentos ou quebras, o que acarreta na abertura do câmbio, será
necessário substituir o óleo fora do prazo recomendado. Solicite a verificação do
nível e viscosidade dos óleos do motor e câmbio.
Espero que essas informações possam ajudá-los a economizar em manutenções desnecessárias e evitar uma surpresa desagradável. Para maiores
informações, entre em contato pelo formulário da página ou envie um e-mail para
fbbarbuto@gmail.com.
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