Olá pessoal.
Conforme falei anteriormente,
vamos dar continuidade ao assunto tratado na nossa 1ª publicação e responder
aos poucos uma dúvida muito recorrente:
COMO IDENTIFICAR SE UM VEÍCULO ESTÁ EM BOAS CONDIÇÕES PARA COMPRA?
Vamos então começar pela
parte onde a inspeção é basicamente visual e que não demanda profundos
conhecimentos por parte do comprador.
Parte 1 – Aparência Geral (Estado de Conservação) do Veículo
COMO SABER SE A KILOMETRAGEM MOSTRADA NO PAINEL DO VEÍCULO É A REAL?
Se você não for um
conhecedor de automóveis ou mecânico, será mais difícil identificar um veículo
com kilometragem adulterada. Até pouco tempo, os veículos possuíam hodômetros
analógicos, onde a adulteração era muito simples de ser executada. Atualmente,
os veículos possuem hodômetros digitais, onde era esperada uma maior
dificuldade na adulteração. Eu digo, ERA,
pois há muito já se faz alteração nesses equipamentos com bastante
simplicidade. Exsitem no mercado diversas lojas especializadas em “dar um
tombo” no velocímetro, cobrando valores muito baixos (algo em torno de R$ 30,00
por serviço).
Outra forma mais
sofisticada é a adulteração diretamente na ECU (Engine Control Unit ou Unidade de
Controle do Motor). Esse equipamento é responsável por todo o gerenciamento
eletrônico do veículo e foi introduzido no país com o início da produção dos
veículos dotados de injeção eletrônica, em substituição ao carburador. Até
pouco tempo atrás, essa adulteração era impossível de se fazer (novamente
coloco o ERA), pois já tem equipamentos capazes de executar essa tarefa sem
deixar vestígios, porém com um nível de complexidade bem maior.
Então, vamos às dicas
básicas:
- Verifique o estado dos
pedais do veículo. Pedais com desgaste e borracha rasgada indicam uso
excessivo, principalmente no pedal da embreagem (mais usado), podem
indicar uma km maior do que a mostrada;
- Passe a mão no aro do
volante. Acabamento áspero, rugoso ou desbotado indica um uso prolongado
do veículo e pode indicar uma km maior do que a mostrada;
- Inspecione o manual de
serviços. Um veículo novo, dentro da garantia TEM que ter em seu
manual a indicação das revisões periódicas efetuadas (normalmente a cada
10.000 km ou 1 ano – o que ocorrer primeiro), inclusive para a garantia
ainda estar válida. Atualmente, a maioria das fábricas disponibiliza 3
anos de garantia, desde que com todas as revisões feitas na autorizada.
Veículos sem manual ou sem indicação das revisões pode esconder um veículo
com uma km maior do que a mostrada;
- Verifique os bancos,
forração e painel do veículo. Acabamento áspero, rugoso ou desbotado
indica um uso prolongado do veículo e pode indicar uma km maior do que a
mostrada. Verifique também se a espuma dos bancos ainda apresenta uma
maciez compatível com a idade do carro. Bancos muito macios podem indicar
um uso prolongado do veículo, assim como bancos muito duros podem indicar
substituição da espuma a fim de mascarar a idade do carro.
- Verifique os pneus do
carro. As fábricas disponibilizam os veículos com pneus fabricados na
mesma época. Caso os pneus instalados no carro sejam de um ano diferente
do ano do carro, houve uma substituição, o que pode indicar um veículo
mais rodado do que está mostrado. Pneus duram em média 45.000 km e possuem
validade de 5 anos.
COMO SABER SE O VEÍCULO JÁ SOFREU ALGUMA COLISÃO?
Bons serviços de funilaria são
mais difíceis, porém não impossíveis de serem detectados. Desta forma, a
lataria do veículo pode indicar um reparo de pequenas proporções, assim como um
reparo proveniente de uma colisão mais séria.
- Faça uma inspeção
visual em todas as peças pintadas no intuito de encontrar alguma
irregularidade na pintura. Faça sempre essa inspeção de dia e em lugar
aberto, de preferência com incidência da luz solar, o que facilita a
deteccão de defeitos;
- Passe um imã enrolado
em uma flanela pelas superfícies da lataria. Dependendo do tamanho da
colisão, reparos em lataria podem ser efetuados utilizando-se massa
plástica (Plastic). Caso tenha alguma peça com plastic, o imã irá se desgrudar
da lataria, indicando um reparo;
- Verifique o
alinhamento entre as peças da lataria e procure por vãos desproporcionais,
o que pode indicar uma colisão mais séria, a ponto de necessitar a
substituição parcial ou total da peça.
Essas são dicas básicas
para uma inspeção visual. Se, ainda assim surgirem dúvidas, entre em contato através do e-mail fbbarbuto@gmail.com ou pelo formulário na
página, que irei lhe auxiliar da melhor forma possível.
No próximo post, iremos abordar 2ª parte – Condições Mecânicas do Veículo.
Um grande abraço e até a
próxima postagem.
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