26 de outubro de 2013

2ª Parte – Condições Mecânicas do Veículo – e) Sistema de Freios

Olá pessoal.
Vamos seguindo com as dicas conforme o post anterior, apresentando o próximo item de verificação:
  1. SISTEMA DE FREIOS
O sistema de freios é o componente responsável pelo parada do veículo, tanto em condições normais quanto em emergências. Existe diversos sistemas de freios instalados em nossos veículos, que será abordado em uma página específica.
Algumas verificações podem ser feitas com facilidade, porém o mais prudente é levar o veículo para uma avaliação de um especialista. Vou disponibilizar algumas dicas para que qualquer pessoa possa fazer as verificações básicas.
  • Abra o capot dianteiro e verifique o nível de fluido de freio. Desenrosque a tampa e verifique se a coloração do fluido está límpida e de cor avermelhada. Fluido de freio de aspecto sujo ou muito escuro indica que o prazo de substituição já está vencido. A substituição do fluido é relativamente simples, porém deve ser feita em oficina especializada, a um custo baixo;
  • Ainda na parte dianteira, inspecione o entorno do reservatório do fluido e procure por vazamentos. Caso encontre, será necessário um reparo mais complexo, que deve ser feito em oficina especializada, a um custo mais elevado;
  • Com o veículo desligado, pressione o pedal do freio duas vezes. Após essa pressão, o pedal deve ficar extremamente duro, a ponto de não conseguir mais pressioná-lo. Isso se deve ao fato de o sistema de freio trabalhar a vácuo produzido pelo motor ligado. Caso isso não aconteça, significa que pode haver um vazamento em algum ponto do sistema e será necessário um reparo mais complexo, que deve ser feito em oficina especializada, a um custo mais elevado;
  • Com o veículo ligado e parado, repita o procedimento acima. O pedal de freio deve se manter leve, sem endurecer. Caso isso não aconteça, significa que pode haver uma falha em algum ponto do sistema e será necessário um reparo mais complexo, que deve ser feito em oficina especializada, a um custo mais elevado;
  • Com o veículo em movimento, aplique uma pequena pressão no pedal do freio. Verifique se há chiados metálicos nessa condição. Caso isso aconteça, significa que as pastilhas de freio estão gastas ou virtificadas. A substituição das pastilhas é simples e com um baixo custo, porém será necessário inspecionar os discos em busca de ranhuras e deformações, o que eleva o custo de reparo;
Lembre-se que um veículo deve apresentar o sistema de freios em perfeito funcionamento, pois está diretamente ligado à segurança ativa dos passageiros e dos outros veículos. Em hipótese nenhuma transite com um veículo que esteja com o sistema de freios comprometido, pois irá colocar em risco a integridade dos passageiros e de terceiros. Essas dicas são básicas para identificar um veículo em bom estado. Existem outras verificações que necessitam de utilização de ferramentas e de conhecimento específico por parte do interessado.
Para saber mais sobre os sistemas elétricos  disponíveis nos automóveis, acesse o menu DICAS DE MECÂNICA e vá em SISTEMA DE FREIOS.
Caso ainda tenha dúvidas ou precise desses serviços mais específicos, entre em contato através do meu e-mail fbbarbuto@gmail.com ou pelo formulário na página, que irei lhe auxiliar da melhor forma possível.

Um grande abraço e até a próxima postagem.

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