Olá pessoal.
Vamos seguindo com as dicas conforme
o post anterior, apresentando o próximo item de verificação:
- SISTEMA DE FREIOS
O sistema de freios é o componente
responsável pelo parada do veículo, tanto em condições normais quanto em
emergências. Existe diversos sistemas de freios instalados em nossos veículos,
que será abordado em uma página específica.
Algumas verificações podem ser
feitas com facilidade, porém o mais prudente é levar o veículo para uma
avaliação de um especialista. Vou disponibilizar algumas dicas para que
qualquer pessoa possa fazer as verificações básicas.
- Abra o capot
dianteiro e verifique o nível de fluido de freio. Desenrosque a tampa e
verifique se a coloração do fluido está límpida e de cor avermelhada.
Fluido de freio de aspecto sujo ou muito escuro indica que o prazo de
substituição já está vencido. A substituição do fluido é relativamente
simples, porém deve ser feita em oficina especializada, a um custo baixo;
- Ainda na parte
dianteira, inspecione o entorno do reservatório do fluido e procure por
vazamentos. Caso encontre, será necessário um reparo mais complexo, que
deve ser feito em oficina especializada, a um custo mais elevado;
- Com o veículo
desligado, pressione o pedal do freio duas vezes. Após essa pressão, o
pedal deve ficar extremamente duro, a ponto de não conseguir mais
pressioná-lo. Isso se deve ao fato de o sistema de freio trabalhar a vácuo
produzido pelo motor ligado. Caso isso não aconteça, significa que pode
haver um vazamento em algum ponto do sistema e será necessário um reparo
mais complexo, que deve ser feito em oficina especializada, a um custo
mais elevado;
- Com o veículo
ligado e parado, repita o procedimento acima. O pedal de freio deve se
manter leve, sem endurecer. Caso isso não aconteça, significa que pode
haver uma falha em algum ponto do sistema e será necessário um reparo mais
complexo, que deve ser feito em oficina especializada, a um custo mais
elevado;
- Com o veículo
em movimento, aplique uma pequena pressão no pedal do freio. Verifique se
há chiados metálicos nessa condição. Caso isso aconteça, significa que as
pastilhas de freio estão gastas ou virtificadas. A substituição das
pastilhas é simples e com um baixo custo, porém será necessário
inspecionar os discos em busca de ranhuras e deformações, o que eleva o
custo de reparo;
Lembre-se que um veículo deve
apresentar o sistema de freios em perfeito funcionamento, pois está diretamente
ligado à segurança ativa dos passageiros e dos outros veículos. Em hipótese
nenhuma transite com um veículo que esteja com o sistema de freios comprometido,
pois irá colocar em risco a integridade dos passageiros e de terceiros. Essas
dicas são básicas para identificar um veículo em bom estado. Existem outras
verificações que necessitam de utilização de ferramentas e de conhecimento
específico por parte do interessado.
Para saber mais sobre os sistemas elétricos
disponíveis nos automóveis, acesse o
menu DICAS DE MECÂNICA e vá em SISTEMA DE FREIOS.
Caso ainda tenha dúvidas ou precise
desses serviços mais específicos, entre em contato através do meu e-mail fbbarbuto@gmail.com ou pelo formulário na
página, que irei lhe auxiliar da melhor forma possível.
Um grande abraço e até a próxima
postagem.
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