14 de outubro de 2013

2ª Parte – Condições Mecânicas do Veículo – a) Motor e Câmbio

Olá pessoal.
Dando continuidade ao assunto tratado nos posts anteriores, vamos nos aprofundar um pouco mais na arte de identificar se um veículo usado será um bom negócio para compra. Considerando que já passamos da fase da inspeção visual e que, até então, o veículo está se mostrando um bom negócio, vamos começar com o tópico abaixo relacionado:
Parte 2 – Condições Mecânicas do Veículo
Essa parte requer um conhecimento mais profundo por parte do comprador, pois envolve questões que são mais difíceis de serem identificadas. Porém, existem algumas situações que podem ser verificadas através de percepção visual e auditiva, que serão de mais fácil identificação, necessitando apenas que o comprador tenha um conhecimento básico de mecânica.
Para que possamos ser bem detalhistas, é necessário dividirmos o tópico em 4 sub-itens:
  1. Trem de força (motor e câmbio);
  2. Suspensões dianteira e traseira
  3. Sistema de direção
  4. Sistemas elétricos
Vamos começar então pela ordem acima apresentada:
  1. TREM DE FORÇA (MOTOR E CÂMBIO)
O trem de força, sistema motriz ou simplesmente conjunto motor e câmbio é o responsável pela movimentação do veículo. É o sistema em que se dispensa os maiores valores de reparo, pois necessita de mão-de-obra especializada para que seja bem executado. Vou abordar uma verificação mais simples, pois uma inspeção mais complexa requer ferramentas e conhecimento mais avançado.
  • Ligue o veículo com todas os vidros abertos e de preferência com o mínimo de ruído externo. Um motor em boas condições deve funcionar de imediato e sem barulhos anormais. Um motor muito desgastado irá apresentar ruídos metálicos, o que significa uma necessidade de retífica a curto prazo;
  • Após ligar o motor, vá até a parte traseira do veículo, peça para alguém acelerar e observe a fumaça que sai do escapamento. Esta deve ser quase transparente e sem odor, pois o que é expelido, resultado da queima da mistura ar/combustível, é monóxido de carbono, que não tem cheiro nem cor. Se a fumaça se apresentar escura, um pouco azulada e/ou com algum cheiro, significa que além de ar/combustível, o veículo está queimando ÓLEO LUBRIFICANTE, o que significa que será necessária uma retífica de motor em breve. É importante também verificar se a ponta do escapamento está limpa e sem resíduos de óleo;
  • Com o veículo parado e o freio de mão acionado, engate a 1ª ou 2ª marcha (veículos com câmbio manual) e tente arrancar. O carro irá tentar se mover, apresentando um “balanço”, porém não sairá do lugar ou até mesmo irá “morrer”. Caso a rotação do motor se eleve e o veículo não se mova, significa que a embreagem está com desgaste avançado e necessitará de troca imediata, a um custo razoável;
  • Com o veículo em movimento, observe se há alguma dificuldade em engatar as marchas, principalmente nas reduções (5ª para 4ª e assim por diante). Caso apresente alguma dificuldade, pode ser necessário apenas uma regulagem no sistema, ou que as engrenagens e/ou anéis sincronizadores do câmbio estão com desgaste avançado, necessitando de uma substituição em um curto prazo a um custo mais elevado.
Essas são dicas básicas que podem ser executadas sem necessidade de utilização de ferramentas e que qualquer pessoa pode fazer sem maiores dificuldades. Obviamente, existem outras verificações que necessitam de utilização de ferramentas e de conhecimento específico por parte do interessado.
Caso ainda tenha dúvidas ou precise desses serviços mais específicos, entre em contato através do meu e-mail fbbarbuto@gmail.com ou pelo formulário na página, que irei lhe auxiliar da melhor forma possível.
Um grande abraço e até a próxima postagem.

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