Olá pessoal.
Dando continuidade ao
assunto tratado nos posts anteriores, vamos nos aprofundar um pouco mais na
arte de identificar se um veículo usado será um bom negócio para compra. Considerando
que já passamos da fase da inspeção visual e que, até então, o veículo está se
mostrando um bom negócio, vamos começar com o tópico abaixo relacionado:
Parte 2 – Condições Mecânicas do Veículo
Essa parte requer um
conhecimento mais profundo por parte do comprador, pois envolve questões que
são mais difíceis de serem identificadas. Porém, existem algumas situações que
podem ser verificadas através de percepção visual e auditiva, que serão de mais
fácil identificação, necessitando apenas que o comprador tenha um conhecimento básico de
mecânica.
Para que possamos ser
bem detalhistas, é necessário dividirmos o tópico em 4 sub-itens:
- Trem de força (motor e
câmbio);
- Suspensões dianteira e
traseira
- Sistema de direção
- Sistemas elétricos
Vamos começar então pela
ordem acima apresentada:
- TREM DE FORÇA (MOTOR E
CÂMBIO)
O trem de força, sistema
motriz ou simplesmente conjunto motor e câmbio é o responsável pela
movimentação do veículo. É o sistema em que se dispensa os maiores valores de
reparo, pois necessita de mão-de-obra especializada para que seja bem
executado. Vou abordar uma verificação mais simples, pois uma inspeção mais complexa requer ferramentas e conhecimento mais avançado.
- Ligue o veículo com
todas os vidros abertos e de preferência com o mínimo de ruído externo. Um
motor em boas condições deve funcionar de imediato e sem barulhos
anormais. Um motor muito desgastado irá apresentar ruídos metálicos, o que
significa uma necessidade de retífica a curto prazo;
- Após ligar o motor, vá
até a parte traseira do veículo, peça para alguém acelerar e observe a fumaça que sai do escapamento.
Esta deve ser quase transparente e sem odor, pois o que é expelido,
resultado da queima da mistura ar/combustível, é monóxido de carbono, que
não tem cheiro nem cor. Se a fumaça se apresentar escura, um pouco azulada
e/ou com algum cheiro, significa que além de ar/combustível, o veículo está
queimando ÓLEO LUBRIFICANTE, o que significa que será necessária uma
retífica de motor em breve. É importante também verificar se a ponta do escapamento está limpa e sem resíduos de óleo;
- Com o veículo parado e
o freio de mão acionado, engate a 1ª ou 2ª marcha (veículos com câmbio
manual) e tente arrancar. O carro irá tentar se mover, apresentando um
“balanço”, porém não sairá do lugar ou até mesmo irá “morrer”. Caso a
rotação do motor se eleve e o veículo não se mova, significa que a
embreagem está com desgaste avançado e necessitará de troca imediata, a um
custo razoável;
- Com o veículo em
movimento, observe se há alguma dificuldade em engatar as marchas,
principalmente nas reduções (5ª
para 4ª e assim por diante). Caso apresente alguma dificuldade, pode ser necessário apenas uma regulagem no sistema, ou que as engrenagens e/ou anéis sincronizadores do câmbio estão com desgaste
avançado, necessitando de uma substituição em um curto prazo a um custo
mais elevado.
Essas são dicas básicas
que podem ser executadas sem necessidade de utilização de ferramentas e que qualquer pessoa pode fazer sem maiores dificuldades. Obviamente, existem outras
verificações que necessitam de utilização de ferramentas e de conhecimento
específico por parte do interessado.
Caso ainda tenha dúvidas
ou precise desses serviços mais específicos, entre em contato através do meu e-mail
fbbarbuto@gmail.com ou pelo formulário
na página, que irei lhe auxiliar da melhor forma possível.
Um
grande abraço e até a próxima postagem.
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