23 de outubro de 2013

2ª Parte – Condições Mecânicas do Veículo – d) Sistema Elétrico

Olá pessoal.
Vamos seguindo com as dicas conforme o post anterior, apresentando o próximo item de verificação:
  1. SISTEMA ELÉTRICO
O sistema elétrico é responsável pela distribuição da energia elétrica gerada pela bateria e alternador para todos os componentes eletroeletrônicos do veículo. É um sistema que vem sendo aperfeiçoado ao longo dos anos, com a introdução de cada vez mais componentes ao veículo, de forma a aumentar o conforto para o motorista. Atualmente, grande parte dos veículos fabricados possuem um sistema “multiplexado”, onde todos os componentes elétricos são integrados a uma central eletrônica única. Sendo assim, alguns cuidados devem ser tomados com esse item, pois em caso de avaria, devido à sua complexidade e dificuldade de reparo, há a necessidade de substituição da central eletrônica inteira.
  • Verifique os contatos e a data de fabricação da bateria. Os contatos devem estar limpos, sem a presença de zinabre, que é um componente que deixa o contato com tom verde pastoso. Alguns modelos de bateria possuem um visor que indica a capacidade de carga. Esse visor deve estar com um ponto verde. Caso contrário, será necessário substituir a bateria, a um custo relativamente baixo;
  • Ligue a parte elétrica do veículo sem ligar o motor, ligue os faróis baixos, de milha e de longo alcance, luzes de emergência, engate a ré e acenda as luzes internas. As luzes devem funcionar com seu brilho ao máximo. Caso alguma lâmpada apresente um funcionamento intermitente, ou perda de brilho, pode ser indício de mau funcionamento do sistema elétrico, como por exemplo uma lâmpada queimada ou um problema mais sério no chicote elétrico;
  • Ligue o motor e, após ligue a parte elétrica. Repita os procedimentos anteriores e verifique o funcionamento do sistema. Caso ocorra alguma falha, pode ser uma falha no alternador, que com o tempo apresenta desgaste natural nas escovas de carvão. O reparo não é complicado, porém é necessária mão-de-obra especializada;
Lembre-se que um veículo deve apresentar o sistema elétrico em perfeito funcionamento, pois está diretamente ligado à segurança ativa dos passageiros e dos outros veículos. Em hipótese nenhuma transite com um veículo que esteja com o sistema elétrico comprometido, pois irá colocar em risco a integridade dos passageiros e de terceiros. Um veículo com sistema elétrico funcionando corretamente deve ser visto por todos os outros veículos a uma longa distância.
Essas dicas são básicas para identificar um veículo em bom estado. Existem outras verificações que necessitam de utilização de ferramentas e de conhecimento específico por parte do interessado.
Para saber mais sobre os sistemas elétricos  disponíveis nos automóveis, acesse o menu DICAS DE MECÂNICA e vá em SISTEMA ELÉTRICO.
Caso ainda tenha dúvidas ou precise desses serviços mais específicos, entre em contato através do meu e-mail fbbarbuto@gmail.com ou pelo formulário na página, que irei lhe auxiliar da melhor forma possível.

Um grande abraço e até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário